Atrações do Entorno

    Zona Oeste


  Foto : Ana Branco

É considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo — resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo o país do designer francês Jacques Van de Beuque — é composto por cerca de oito mil peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. A exposição permanente do museu reúne, em 1.500m² de galerias, obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil.

  Visitação : Abre de terça a sexta, das 9h30 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h. A entrada custa R$10.

  End. : Estrada do Pontal, 3.295, Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro

  Tel. : (21) 2490-3278

  Saiba Mais


  Foto : desconhecido

Com experiências botânicas, paisagísticas e artísticas, o Sítio Roberto Burle Marx foi idealizado e administrado, por longo período, pelo próprio Roberto Burle Marx. Agora, tombado e administrado pelo Iphan/MinC, reúne um grande acervo arquitetônico e botânico, incluindo a Capela de Santo Antônio da Bica, datada de 1690. Numa área de 468.500m², reúne cerca de 3.500 espécies de plantas, fruto do trabalho do paisagista, que adquiriu, restaurou e viveu no sítio de 1973 a 1994. 

  Visitação : Apenas com agendamento: de terça a sábado, das 9h30 às 13h30. 

  End. : Estrada Roberto Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba

  Tel. : (21) 2410-1412

  Ingressos : R$10 por pessoa, crianças até cinco anos não pagam, idosos e estudantes pagam meia entrada. 


  Foto : desconhecido

Longe do agito típico do Rio de Janeiro, passando pela Barra da Tijuca e do Recreio, a Prainha é uma das praias mais queridas pelos surfistas cariocas. Escondida entre as montanhas, é uma pequena faixa de areia de 150 metros de extensão entre o Maciço da Pedra Branca e o oceano Atlântico. Nela há diversas trilhas para explorar. A areia branquinha, o mar azul transparente e o verde da vegetação natural transformam a Prainha num refúgio paradisíaco. 

  End. : Av. Estado da Guanabara, s/nº, Recreio dos Bandeirrantes

  Como Chegar : 

  De Carro : De carro, o acesso é pela Av. Estado da Guanabara que começa na Estrada do Pontal na altura da Estrada Ver. Alceu de Carvalho. Porém, o acesso de carro é controlado das 7h às 18h nos finais de semana e feriados. Quando for atingida a capacidade total do estacionamento, o acesso será fechado. O estacionamento tem vaga para 200 carros na Prainha e para 600 em Grumari.


É conhecido por suas belas e famosas praias selvagens, entre elas Grumari, Abricó, Inferno, Funda, Meio, Perigoso e Concha. Algumas acessíveis apenas por trilhas ou pelo mar. Totalmente inserido na Mata Atlântica, o parque abriga a maior área de restinga na cidade do Rio de Janeiro. A maioria das trilhas é considerada leve, revelando mirantes deslumbrantes.

  End. : Av. Estado da Guanabara s/n°, Grumari - não há transporte público. Ao longo da praia de Grumari há estacionamento.


  Foto : desconhecido

O Parque Nacional da Tijuca (PNT) protege uma das maiores florestas urbanas do mundo. São 3.953 hectares distribuídos pelos bairros das zonas Norte, Sul e Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Com 1.022 metros, o Pico da Tijuca é o ponto mais alto do parque e pode ser acessado através de uma trilha que começa na Estrada da Cascatinha, no Alto da Boa Vista.

O Morro do Corcovado, um de seus atrativos, em que está a mundialmente famosa estátua do Cristo Redentor, hoje um santuário, já faz com que o PNT atraia milhares de visitantes. Além da Floresta da Tijuca, em que estão a Vista Chinesa, a Capela Mayrink e a Mesa do Imperador, outros atrativos fazem parte do complexo do parque, como as trilhas para as Pedras da Gávea e Bonita, onde fica a famosa rampa de voo livre e o Parque Lage, com acesso no bairro do Jardim Botânico.

  Como Chegar : 

  De Carro : Existem diversos caminhos para chegar ao Parque Nacional da Tijuca. Para acessar o centro de visitantes é preciso subir até o bairro Alto da Boa Vista pela Avenida Edson Passos tendo como ponto de partida o bairro da Usina. Ao chegar à Praça Afonso Viseu, deve-se contorná-la e subir a Estrada da Cascatinha.

Já para quem deseja conhecer o Morro do Corcovado, o trajeto permitido é somente até a altura da Estrada das Paineiras; a partir desse ponto, os visitantes devem embarcar em vans especiais que farão o restante do percurso.

No bairro do Cosme Velho pode se tomar um trenzinho ou mesmo as vans credenciadas.


  Foto : divulgação

O Espaço Farol da Prata tem local para camping, uma pequena pousada com duas suítes, espaço de lazer e um minimercado com produtos orgânicos. O estabelecimento é parceiro da Agroprata (Associação de Agricultores Orgânicos do Rio da Prata) e promove a feira de orgânicos da região aos domingos, além de outros importantes eventos da região do Rio da Prata, em Campo Grande.

  End. : Estrada da Batalha, nº 202, Campo Grande.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017